sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

                       


                         Nobres audazes

 

                                                                                                                            Beto Carretta

 

Neste sábado o Bumba Meu Boi vem para o palco das festividades folclóricas e já eternizadas, da nossa querida Encruzilhada do Sul.

Uma linda festa que cativa os olhares de todo o território nacional e, sabe-se lá, internacionalmente.

Êta, Encruzilhada do Sul, que, nem só de carnaval e bumba meu boi se faz valer, mas, ainda e cada vez mais enaltece esta região com a uva, nozes, o mirtilo, os azeites de oliva, enfim, a fruticultura em geral, produções da terra pelas quais, merecem uma grande homenagem, como eu sempre digo e escrevo aqui neste espaço, os “Nobres Audazes”, Batistella e Pedro Paulo.

Duvido que não conheçam?

Se não, então, procurem esta história recente acontecida aqui no nosso município, com estes valorosos personagens...dois grandes baluartes da fruticultura e, consequentemente do progresso de Encruzilhada do Sul, que deviam, ah! que deviam, deviam, ser muito, mas muito mais valorizados...

Estas coisas me indignam...esquecem, ou, por ignorância, ou por vaidade pessoal-narcisismo, ou por indiferença motivada nos bastidores sórdidos, infames, podres da política, o nome das pessoas que, realmente, são as que devem ser valorizadas, devem ser exaltadas, as que devem ser lembradas, as que deixaram na história do município, as suas maravilhosas contribuições, e, quanto aos “comandantes”, para eles as quinas do esquecimento.

Onde estavam? Onde estão? Os narcisismos...

Ah, e vamos acrescentar nesta equipe de sucesso da fruticultura encruzilhadense, dois maravilhosos técnicos, ou seja, o Genésio e o Proveta.

Também não conhecem?

Pois é, quanta injustiça cometem, ao levar ao ostracismo o nome de quem realmente merece todas as láureas, sem sombra de dúvidas.

Meus queridos amigos, Batistella e, que, esteja nas pradarias encantadas do céu, Pedro Paulo, quem sempre ofereceu seu trabalho para os encruzilhadenses, todavia, nunca priorizaram, nas urnas, suas excelentes habilidades trabalhistas...pois eu uso deste espaço democrático para lhes homenagear, ontem, hoje e sempre...reconheço imensamente suas contribuições e, até mesmo me emociono, vez pela grosseria e incivilidade dos “comandantes” e, em um outro prisma, pelo brilhantismo, pela capacidade de trabalho, pela busca de novos horizontes e, pelo progresso hoje já instituído em nosso município, sendo este sucesso total de responsabilidade destes dois grandes baluartes da fruticultura, com mais dois coadjuvantes, Genésio e Proveta...

Não os esqueço...não, nunca, jamais...

A fruticultura floresceu, quando duas mentes visionárias uniram esforços e conhecimentos, transformando sementes de trabalho em colheitas de progresso e prosperidade para Encruzilhada do Sul.

Se tem alguém que merece, são vocês.

Meus sinceros e infindáveis aplausos!!

-:-

MISCELÂNEA

hcarretta.blogspot.com

Esta crônica contém informação e opinião.

Direitos Reservados na Lei 9610/98.

 

Nenhum comentário: