quarta-feira, 24 de junho de 2026


 

O BRASIL NÃO TEM POVO...

 

                                                                                       Beto Carretta

 

         Esta frase, ou esta filosofia, ou este adágio, como queiram, nos dá a real dimensão do país em que vivemos.

         E, não é injusto não!

         Sabem o por quê?

         Porque somos um povo plácido (está lá, em nosso Hino Nacional), brando, totalmente sossegado (carnaval, samba e futebol), que nunca e jamais pensa em algum dia, mudar tudo isso que se passa diante dos seus olhos, aliás, também dos meus.

“O Brasil não tem povo, apenas público. Povo luta, público assiste de camarote.

Lima Barreto, início do século XX

         E, de lá para cá, nada, absolutamente nada mudou, a não ser um tsunami chamado corrupção, ladroíces escandalosas, enriquecimentos ilícitos, falcatruas,  tudo diante dos nossos olhos...e o que fizemos, ou tentamos fazer?

         Patavinas!

         Se dispusermos nossa vã filosofia a pensar no dito de Lima Barreto, vamos chegar à conclusão de que, a mais de cem anos, tais palavras ecoam como uma grande denúncia.

         Quantos de nós (todavia, e é bom lembrar-vos, no ano de 2016, eu tentei...simplesmente não quiseram...) decidiram ser agentes de transformação neste país?

         Sim, falo de política, falo, dentro da responsabilidade, da honestidade...

 Falo da probidade, da rectidão, da honradez, respeitabilidade e integridade, no rumo de transformar este Brasil em um país de alicerces sólidos, de princípios embasados na moral, no pudor, na decência, donde deve refletir um comportamento justo, perfeito, íntegro...

“...Sirvam nossas façanhas, de modelo à toda Terra...!”

Ou será que a boa cadeira macia e confortável, na plateia, somente observando a todas essas mazelas brasileiras que implodem a economia, a segurança, a saúde, a educação tupiniquim e, tantos outros seguimentos, é a melhor coisa a fazer?

Você pressupõe de que não temos nada a ver com isso, de que não estamos implicados neste caos, neste turbilhão de escândalos (INSS, Master...), de corrupção, de leis aprovadas na calada da noite, da ditadura judiciária, etc. e tal...como vamos ainda deixar que o corpo político deste nosso Brasil possua as rédeas e, nada fazermos?

Em que prateleira das suas aspirações por um Brasil melhor, está a sua indignação?

Estamos, definitivamente vivendo como em novelas da televisão brasileira, ou seja, nossa realidade está sendo tratada como ficção, pois que, logo após o epílogo do folhetim, vem o esquecimento, a cortina de fumaça, quando nossos direitos estão sendo amarfanhados, nossa vida precarizada, nossas oportunidades destruídas...

Estamos sendo, nada mais e nada menos do que apenas e tão somente, espectadores, quando a realidade se impõe de que somos, decididamente, os personagens afetados pela trama.

Ah, sim, assistir é muito mais exequível, tranquilo, confortável do que atuar, agir, labutar.

Afinal de contas, onde foi parar nossa consciência crítica, nossa disposição para o embate, nossa braveza?

Estamos fragmentados em ações estéreis, em extremismos inócuos, enquanto nossos inimigos estão blindados em seus bastidores, arregimentados em armas e canhões ao longo de todos esses anos, pela impunidade e corrupção.

Pela nossa acinesia, infelizmente.

Até quando seremos público de auditório?

-:-

CISMAS

Esta crônica contém informação e opinião.

Direitos Reservados na Lei 9610/98.

hcarretta.blogspot.com

 

        

domingo, 21 de junho de 2026

 


                               E a incúria continua                                           

                                              Beto Carretta


        É totalmente inadmissível a incompetência, a imprevidência, o desleixo deste nosso governo estadual, na pessoa daquele senhor que ocupou o cargo de Secretário de Estado de Logística e Transportes, saindo das suas funções no dia 01 de abril de 2026.

        Por que saiu?

        Ora bolas...imaginem?

Ele deixou o cargo de Secretário de Estado de Logística e Transportes para retornar à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e concorrer ao cargo de deputado federal.

Por acaso vai perder a oportunidade de continuar a enganar as pessoas?

Sim, foi exatamente isso que este senhor fez, disse e argumentou, nas audiências e encontros que fez com comissões, vereadores e afins daqui de Encruzilhada do Sul-RS, quando a ele recorreram para reestruturar totalmente a RST471.

Lembram?

E o que foi feito de lá para cá?

Reestruturaram?

Capinaram?

Pintaram?

Recaparam?

Prezados(as), é uma total loteria viajar nesta estrada, e, à noite, sem sombra de dúvidas, as vidas dos viajantes correm intenso perigo, ainda mais com chuva.

Lhes afirmo porque, regularmente, viajo nesta estrada e, em algumas vezes à noite e, posso lhes afirmar que é quase um suicídio ter que se utilizar desta via de ligação ao centro e ao sul do nosso Estado.

Não sem tempo, converso com muitas pessoas, e todas são unânimes em me afirmar que, viajar na RST-471, principalmente em direção a Pantano Grande- RS, é um total e intenso perigo.

E, dentre estas pessoas, todas, eu disse todas estas pessoas, me afirmaram que evitam ao máximo viajar à noite nesta via.

(Apenas para que entendam, esta crônica vai ar nesta data, 21/06/2026, pois que, exatamente nesta data, todavia no ano de 2021, publicamos uma outra crônica neste mesmo sentido e ilustrada, exatamente, com a foto de que hoje, voltamos a ilustrar.)

Basta verificar as estatísticas...quando acidentes estão acontecendo, quantas mortes já foram ceifadas nesta estrada, e onde está o Governo Estadual, onde está o Secretário de Logística e Transporte deste governo...?? Onde estão nossos representantes políticos, onde estão os deputados estaduais, os deputados federais, que aqui aterrissam, somente em épocas de eleições para sequestrarem nossos votos e, depois, simplesmente evaporam?

Onde estão?

Chega-se à conclusão que, verdadeiramente, não temos força política nenhuma, somos, politicamente, um zero à esquerda! Sem exceção.

É um total desleixo, é um total descaso, indolência, desatenção, desmazelo para as comunidades/municípios, que desta estrada precisam se utilizar.

Se vê, no sentido de interpretar, de decifrar, de entender que, em relação a RST-471, ESTAMOS TOTALMENTE ABANDONADOS! UMA VERGONHA.

-:-

PAPO-RETO

Esta crônica contém informação e opinião.

Direitos Reservados na Lei 9610/98.

hcarretta.blogspot.com

 

quinta-feira, 18 de junho de 2026

 


CHEGA! NÃO DÁ MAIS!

 

    Beto Carretta

 

 

Isto que lhes narro é fato.

Realmente aconteceu e, pior, ao continuar a vida, provavelmente isto vai também continuar, pois que estamos em solo brasileiro, estamos em um lugar que cada vez mais, fica difícil aceitar, ou, se quiser...viver.

Falo das incompetências, das falcatruas, dos engodos, das sem-vergonhices que existem por aí, falo das imbrobidades, das extorsões, dos descaminhos... dos enriquecimentos totalmente ilícitos...

Vocês conhecem ou já ouviram falar no “Reclame Aqui”?

Pois lhes digo, é uma ótima, aliás, ótima não, excelente ferramenta contra as imperícias, as inabilidades, as inaptidões das pessoas, dos CNPJs, dos sites, das “n” maneiras das compras, tanto físicas como virtuais, por este país afora.

Vejam só, no Reclame Aqui, em mais ou menos 45 dias, pelas compras que fiz na internet, e, por não aguentar mais tanta incapacidade no trato de clientes, me obriguei a fazer seis ocorrências.

Naturalmente que não vou e nem posso nominar tais empresas, pois que, no solo tupiniquim, tudo vira em processos civis, ainda mais se escreverem com batom...

Sim, em mais ou menos 45 dias, 6 ocorrências relatei no Reclame Aqui.

Posso lhes informar que, estas tais empresas que foram contestadas e, por não querer aparecer no Reclame Aqui, logo respondem às suas reivindicações.

Mas não, não pensem que eles querem resolver as questões de imediato.

Não.

Eles, imoralmente, querem é que você retire, ou, concorde em argumentar de que o problema foi imediatamente resolvido pela empresa.

Mentira. Indecência. Imorais.

Não resolvem coisa nenhuma, e, a cada dia que passa, eles se tornam mais e mais capacitados em “amansar” suas reclamações, com as conversinhas tipo “boa educação”, mas, totalmente inócuas, sem efeito nenhum para solucionar a incapacidade das empresas.

Sabem aquela: “Colóquio flácido para vacum adormecer”?

Pois é, exatamente isso, sem tirar e nem por.

Chega! Não dá mais para aguentar tanta imperícia, tanta incapacidade, tanta incompetência destas empresas, que, no fim, só prejudicam os seus clientes e, saem numa boa, pois afinal de contas, somos muito bem civilizados e, nunca ou em lugar nenhum, vamos colocar à frente, nossas indignações mais exacerbadas.

Deveríamos.

Só assim é que, neste país, pode-se de alguma forma, mudar o que está acontecendo, só assim, indignados, avivados, intensificados, poderemos retornar esta enorme “composição férrea”, que se chama Brasil, aos seus trilhos normais, decentes e probos.

Sugiro sim, baixem este site do Reclame Aqui e, indignados, insubmissos, e indóceis, coloquem os pingos nos “is” nas questões em que vocês estão sendo prejudicados, afinal de contas, o prejuízo é deste lado de cá.

Façam valer os seus direitos...não é isso que dizem por aí...

...em mais ou menos 45 dias, 6 reclamações...

Vamos derrotar um provérbio famosos que diz assim: “Quem paga adiantado é mal servido”.

CHEGA! NÃO DÁ MAIS PRÁ SEGURAR...!

-:-

PAPO-RETO

Esta crônica contém informação e opinião.

Direitos Reservados na Lei 9610/98.

hcarretta.blogspot.com