sábado, 25 de junho de 2011

A OUTRA GAIOLA

Krretta


Ali onde hoje funciona a Biblioteca Municipal, me disseram, funcionou por muito tempo a agência do Banco do Brasil.
Há bem pouco tempo foi relatada a história do BB em Encruzilhada do Sul e, com certeza deve ter sido citado os prédios, se é que houveram outros, em que seus funcionários prestaram expediente, o que também não me contaram se, nestes outros prédios, existia a gaiola do caixa tal qual no prédio da biblioteca, mas que ali tinha a gaiola, lá isso tinha.
Também faz parte da minha memória, que captou tais informações de funcionários mais velhos, que o saudoso colega, meu orientador de trabalho, guru e líder espiritual, Hilário Darci Soprana, ganhou o apelido de Passarinho por justamente trabalhar dentro desta gaiola, como caixa do Banco do Brasil.
Os mais antigos, com certeza deverão recordar outros colegas que ali desempenharam as suas funções, mas o que recebeu a alcunha de ave passeriforme pequena, foi justamente o Hilário, não foi?
Aliás, comentava outro dia com alguns amigos que não existe cidade mais fecunda em colocar apelidos nas pessoas do que Encruzilhada do Sul.
E, nem sempre são apelidos desdenhosos, quanto jocosos e de uma exatidão incomum ao que querem expressar.
São verdadeiras preciosidades.
Mas, enfim, toda essa conversa é para contar que, pela imaginação e criatividade de alguns amigos, se resolveu um grande problema que poderia surgir, e, de grandes proporções, quando da aposentadoria, que está para acontecer, de outro grande amigo, irmão de verdade, daqueles que sempre faz falta em qualquer lugar e em qualquer hora, pois ele vai se aposentar.
Não preciso dizer que fará muita falta em seu ambiente de trabalho, não preciso dizer que é um funcionário extremamente competente, não preciso dizer que é quem resolve os piores problemas e, nas horas mais impróprias, seja para quem for, seja para quem lhe pedir assistência, não preciso dizer que é mais do que um colega, um amigo e, sempre está presente nas horas mais árduas para prestar a sua solidariedade e os seus préstimos, na verdade esse é o cara.
Pois bem, mas chegou a hora deste mesmo cara se aposentar, e agora?
Não tem como ser diferente, e, tenho certeza de que ele também quer agora descansar, mas, o problema reside em saber aquietá-lo quando estiver em pleno desfrute de seu merecido descanso, então, o que fazer, se o cara não tem paradeiro?
Pois o cara não tem paradeiro, não sossega nunca...
Eureka!!!
A propósito, o que quer dizer eureka?
Pois eureka refere-se a uma exclamação atribuída a Arquimedes (matemático, físico, engenheiro, inventor e astrônomo grego) significando “encontrei”, seria isso.
Então: eureka!
Meu grande irmão e amigo está salvo e, mais do que isso, foi encontrado, com muita sapiência, capacidade de percepção, e, “show de técnica” (aí, garoooooto!!!), a solução para as suas supostas preocupações: uma gaiola, aliás, outra gaiola.
Não, mas não pensem que vamos colocá-lo dentro de uma gaiola, confinado, preso, desprovido de liberdade, escravo ao espaço definido, não, longe disso, muito longe de qualquer tolhimento aos seus anseios, e, alces mais afoitos, eu explico:
aliando filantropia/criatividade/lucro e, satisfação, tanto do proprietário quanto do nosso “aposentável”, uma loja no centro da cidade estará assinando convênio com um estabelecimento creditício, e, em seu interior, haverá uma gaiola para atender clientes que queiram pagar água, luz, telefone, títulos e todas as tarefas inerentes ao dito convênio, estes que existem em muitas lojas de nosso comércio, só que aqui, será diferenciado.
E, quem estará nesta gaiola para atendê-lo, com a mesma eficiência e presteza de antigamente?
Nosso querido amigo, com direito ao lado de seu espaço definido, ou seja, a gaiola, uma mesa, com jornais, revistas, livros, para a sua leitura e, está liberado qualquer líquido que possa lhe aplacar a sede, além do que poderá contar com seus mais diversos companheiros que lhe dedicam amizade, para um papo da hora, nesta honorável mesa.
Na gaiola, o funcionário, na mesa, o cliente com os amigos, quer coisa melhor?
Feito!!!!

Nenhum comentário: