sexta-feira, 17 de abril de 2020


BETÓPOLIS E A PANDEMIA

                                                           Krretta

Betópolis, se é que vocês já não saibam, é a cidade onde eu sou Prefeito.
A minha cidade, de um povo humilde e trabalhador, valorosa e honrada.
Assim nós a construímos, eu e minha equipe, sempre no intuito de dar ao povo dignidade e uma vida aprazível, dentro das nossas possibilidades, é claro.
Por exemplo, agora, estamos vivendo (como o mundo inteiro) um período crítico da nossa história, onde a Covid-19, ou o coronavírus, está espalhando doença e morte por todos os lados.
Aqui em Betópolis, junto com o Secretário da Saúde, da Fazenda, Administração e Logística, mais as lideranças comunitárias, clubes assistenciais e entidade de classe, criamos o Comitê de Emergência.
Convocamos a imprensa para serem nossos porta-voz, mostrando a importância que eles têm neste processo, conquanto as informações não sejam sensacionalistas e, mais do que nunca, transmitam apenas a verdade.
O momento é muito sério e exige não só seriedade, mas atenção e competência para encaminhar e administrar este doloroso processo.
Sim, vai passar, mas coerentemente digo aos meus assessores que não sabemos quando (?) e, portanto, temos que viver e decidir dia após dia.
 Despacito, como dizem nossos vizinhos castelhanos.
Pedi, democrática e encarecidamente ao Comitê de Emergência, que o Boletim Diário de Informações (o BDI) sobre o andamento desta epidemia, em nosso município, seja divulgado por mim, para que não haja nenhuma divergência ou má interpretação.
Assim, os dados me são passados e eu compilo-os e, de próprio punho transmito aos meus munícipes, sem alardes ou falsas perspectivas.
Aqui em Betópolis o jogo é limpo, claro e autêntico.
Quanto a abertura do comércio ou não, nossos trabalhadores informais, grupo de risco e toda a gama de profissionais existentes, tomamos a decisão de que é preciso cuidados, mas também é preciso que a economia siga o seu curso, muito embora longe do normal.
Então, em comum acordo e discutido no Comitê de Emergência, deliberamos que:
1- as pessoas do grupo de risco que podem ficar em isolamento social, aconselhamos que fiquem;
2- os empresários que querem abrir seus empreendimentos, desde que sigam as normas (de total segurança para o cliente e para o empregado) estabelecidas em decreto, após debate pelo Comitê de Emergência, estão autorizados a darem seguimento às suas pretensões;
3- aos profissionais liberais e da informalidade que consideram a volta ao trabalho de suma importância para a sua subsistência e, tal qual o item acima, utilizem as precauções citadas em decreto, também estão aptas a voltarem as suas atividades normais.
Aqui em Betópolis, primamos pela simplicidade, pelo coletivo e pela discussão democrática de nossos problemas.
Todos os envolvidos estão representados nas mesas de debates e, a palavra está assegurada também a todos.
Além disso, solicitamos empenhadamente que nossos munícipes usem máscaras e que os estabelecimentos que abrirem as suas portas, ofereçam o álcool gel a todos os seus clientes e empregados.
Por falar em máscaras, estamos providenciando junto a Secretaria de Ação Social que se empenhe ao máximo em confecções destes equipamentos imprescindíveis, para a distribuição gratuita aos menos favorecidos, ao tempo que já destinei verba para tal fim.
Ainda ontem, solicitei ao Presidente da Câmara de Vereadores que, na medida das suas possibilidades, façam uma campanha de doação de cestas básicas, material de higiene e vestuário (logo aí estará o frio), em conjunto com os Clubes de Serviço, pois que é deste povo que também vem o voto, mas, agora, é eles que estão necessitando.
Tenho muito para conversar com vocês sobre Betópolis, tenho muito para contar, tenho muito a dizer dos nossos planos, das nossas metas, da vontade que temos de trabalhar sempre em prol do nosso povo, sem mesquinharias e interesses escusos.
Betópolis é a nossa menina dos olhos...
Como ajuda do Prefeito, de seus Secretários, CCs e FGs, neste momento de tal magnitude, determinei redução de salário em 50% dos meus vencimentos, do Vice e dos vencimentos dos Secretários, 30% dos CCs e 20% dos FGs, por três meses, extensivo por mais três, caso houver ainda necessidade de uma assistência maior ao povo de Betópolis.
Sugeri ao Presidente da Câmara de Vereadores o mesmo.
Como Prefeito de Betópolis, quero recomendar a todos muita serenidade e discernimento em suas ações e atitudes, incluam em suas vidas muita solidariedade também, e, fiquem tranquilos que estamos fazendo de tudo para que vençamos esta situação com coragem, paz e saúde.
Grande abraço.
Beto.






Nenhum comentário: