Krretta
hcarretta@yahoo.com.br
A acetona é um composto sintético.
Pode ocorrer também de forma natural no meio ambiente.
Apresenta-se sob a forma de um líquido sem cor, com um odor e sabor de fácil distinção.
Evapora fácilmente, é inflamável e solúvel em água.
A acetona é utilizada como solvente de esmaltes, tinta e vernizes, na extração de óleos e, na fabricação de produtos farmacêuticos.
É empregada na indústria de explosivos como gelatinizante da pólvora e como produto inicial de sínteses químicas, em especial na indústria farmacêutica.
A acetona ajuda na eliminação de tinta seca e de diversas colas.
É muito utilizada, também, para remover o verniz das unhas.
Em química, a acetona é conhecida como dimetilcetona, 2-propanona, propan-2 ou simplesmente propanona.
Sua fórmula química é CH3COCH3.
Pois bem, agora que você já sabe tudo sobre a acetona, eu gostaria de destacá-la também pela sua importância nos lares brasileiros, assim presumo.
É quase inimaginável não se ouvir, em casa, a frase:
- Mãe, cadê a acetona? Mãe, sempre a mãe...
Principalmente num fim de semana, tenho certeza que irão concordar comigo, a acetona se torna um produto vital, para as mulheres, é claro.
Mas que diabos que nunca encontram a tal da acetona...
Pois o “vidrinho” redondo de plástico, também tem a propriedade de se esconder, ou, talvez seja um dos muitos brinquedos dos duendes que existem em todas as casas.
Cada um com os seus, mas, na verdade, os lá de casa adoram brincar com a acetona.
Incrível, ela nunca está onde deveria estar!
- Mãe, cadê a acetona?
- Tá no lugar onde deixei.
Já era, os duendes levaram-na.
Para quem têm muitas mãos e muitos pés em casa, mais a Rose (coitada da Rose é que se encarrega de deixar a primordial acetona no lugar, portanto, nada de falar da Rose), seria extremamente fácil achar a acetona, ou seja, com tanta mulher assim por metro quadrado, com uma delas é que deveria estar, pois não está...
- Mãe, cadê a acetona?
E, por que será que se lembram de tirar o esmalte das unhas justamente na hora de sair de casa, depois que já estamos dentro do carro, aguardando há mais de meia hora?
Agora, é a vez da mãe, que estava na cozinha preparando o jantar e, não teve tempo de se arrumar: - Thaís, Mariana, Tizzy, Dora, Mabi, cadê a acetona? Me esqueci de pintar as unhas. Cadêêêêêê a aaaaaaacetooonaaaaaa? Liga para a Rose!
Eu tenho a impressão que as acetonas deveriam vir em garrafas pet de 2 litros.
Não, acho que não.
Com certeza a colocariam na geladeira pensando ser água e, num lapso, tomariam-na por água.
Não, acho melhor não.
Então, fica a sugestão para que todos nós pensemos numa embalagem para a acetona, no entanto, que seja fácil de encontrá-la numa casa e, principalmente num fim de semana.
Pai, cadê a acetona? Este pote grandão igual o das bolachas, vermelho vibrante, com listras verde marca-texto em volta e bordas amarelas cítricas?
Aliás, só encontrá-la não seria nada, mas o diacho é que sempre quando a encontram, o frasco está vazio.
Que pombas, também, os duendes a escondem e, além de escondê-las, consomem-na.
Acetona, não há erro de que se trata de um produto primordial, principalmente nos finais de semana, dentro de um lar, aliás, mais do que primordial, se é possível elevá-la ao mais alto destaque nos gêneros de primeira necessidade.
Não se esqueça de comprar a acetona para a sua família na farmácia mais próxima, pois, mesmo assim, ela vai sumir ou faltar, logo em seguida.
Tenha certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário