Leia não para contradizer nem para acreditar, mas para ponderar e considerar. Francis Bacon – filósofo inglês
terça-feira, 10 de julho de 2012
ALEA JACTA EST
Krretta
hcarretta@yahoo.com.br
'Alea jacta est' (grafia em latim: alea jacta est) significa, em português, "Os dados estão lançados", mas traduzido comumente como "A sorte está lançada". Na linguagem popular, é uma expressão utilizada quando os fatores determinantes de um resultado já foram realizados, restando apenas revelá-los ou descobri-los.
Foi a frase em latim supostamente proferida por Júlio César ao tomar a decisão de cruzar com suas legiões o rio Rubicão, que delimitava a divisa entre a Gália Cisalpina (Gália ao sul dos Alpes, que atualmente corresponde ao território do norte da Península Itálica) e o território da Itália.
Pela lei romana, não era permitido às legiões ingressar no território italiano devido a episódios anteriores em que generais romanos como Mário e Sula haviam usado seus exércitos para tomar o poder em Roma. Devido a estes precedentes, era proibido a um governador provincial, um Proconsul como César, cruzar com suas legiões a divisa com o território italiano. O rio Rubicão demarcava esta divisa entre a Gália, governada por César, e a Itália e ao cruzá-lo César declarava um conflito aberto com o Senado romano e com Pompeu, que se colocava por motivos políticos seu defensor.
A principal razão que levou César a tomar tal decisão era a ameaça no Senado romano de julgá-lo por crimes de guerra cometidos durante sua conquista da Gália Transalpina (atual território que consiste da França, Bélgica, Holanda e parte da Alemanha). A conquista romana da Gália, conduzida de forma tremendamente violenta, trouxe a César um grande prestígio em Roma. Com a aproximação do final de seu período de governo da Gália, período no qual César era imune a ações judiciais contra sua pessoa, seus opositores viram a oportunidade de usar a acusação de crimes de guerra como uma forma de tirar César do centro do teatro político romano.
Eis um pouco de história...
...todavia, a nossa história política aqui em Encruzilhada do Sul, agora, começa a ter um novo capítulo escrito, quando as agremiações partidárias, em suas convenções, definiram no sábado passado, os nomes que comporão as chapas majoritárias para o próximo pleito.
A sorte está lançada!
Salvo alguma intempérie durante o transcurso do tempo até as eleições, três foram os nomes escolhidos para disputar o cargo máximo do Paço Municipal e, daqui para frente, acredito, muito trabalho e longos dias os esperam.
Também esperamos que a contenda permaneça estritamente só, e, somente só, no campo das ideias, dos projetos, das pretensões, enfim, do debate cavalheiresco entre tais postulantes, onde possam demonstrar a comunidade encruzilhadense o que pretendem fazer em prol do futuro desta terra.
Temos certeza de que a vitória deverá contemplar a quem, com trabalho e dedicação, apresentar um melhor plano de governo para Encruzilhada do Sul, e, demonstrar a todos que, ao invés de ficar somente no papel, que aceita tudo o que se quiser escrever, que terá sim, não só vontade de fazer acontecer os seus propósitos, como também demonstrará como fazê-los, o que é mais do que importante para a saúde das suas pretensões.
A política chegou a um ponto em que não cabe mais as agressões físicas, morais, a palavra de desmerecimento e menosprezo aos adversários, pois que se volta, muitas vezes sobre a quem as proferiu.
Querem os leitores, isto sim, muita paz e tranquilidade, para que suas escolhas sejam pautadas pela serenidade e confiança a quem lhe será dedicado o voto.
Desejamos sorte a todos, e, que reine paz, muita paz nesta competição eleitoral.
Alea jacta est!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário