quarta-feira, 11 de março de 2020


CHINADEPENDÊNCIA


                                                                                                                                                                      Krretta

“A China anunciou mais 22 mortes provocadas pelo novo coronavírus, enquanto o número diário de infecções por covid-19 registrou o menor nível desde o início da compilação de dados em janeiro.
As autoridades de saúde informaram 40 novos casos confirmados, a maioria na província de Hubei, epicentro da epidemia.
As 22 novas mortes - 21 delas em Hubei - elevam o número de mortes no país a 3.119. Mais de 80.700 pessoas foram infectadas na China continental. Todos os novos casos registrados hoje aconteceram em Wuhan, capital da província e berço da epidemia no fim de 2019.... “(Fonte: Portal UOL)

            Estas são as últimas notícias vindas do continente asiático, quando escrevo esta coluna, nesta segunda-feira pela manhã, com mais um dia ensolarado e de muito calor.
            Aliás, castigando sobremaneira o nosso Estado, e, com certeza, ocasionando prejuízos enormes aos produtores rurais.
            Também vamos sofrer as consequências desta seca, pois já está bem perto de uma calamidade pública, visto que estado de emergência, muitos e muitos municípios já decretaram.
            E, digo também tendo em vista que agora estamos percebendo a nossa Chinadependência (sic).
            É claro que esta é uma palavra que não existe em nenhum dicionário e, foi inventado por este escriba, mas que traduz um sentimento que percebo no exato momento em que estamos à beira de um “falta de tudo”.
            E por que eu digo isso?
            Se o prezado leitor ou leitora tomar ciência do que se aproxima, consequência desta epidemia que acendeu a luz de alerta no mundo inteiro, verá que muito em breve o nosso comércio irá arrefecer todas as suas vendas, principalmente no que tange a produtos manufaturados.
            Afinal de contas, hoje em dia, tudo o que você for comprar, vai estar lá na etiqueta: Made in China.    
                Tirando produtos alimentícios de primeira necessidade e olha que ainda tem muita coisa que vem de lá (comida enlatada, congelada, condimentos, temperos e até algumas frutas, como o melão, por exemplo, todo o resto, ou praticamente todo o resto que você consome tem algo em sua composição que é da China, se não for cem por cento.
            Recentemente entrei num site desses de compras via internet e, posso lhes garantir que a variedade de produtos é extensa, muito extensa e, que nós adquirimos em nosso dia-a-dia e, nem percebemos ser da China.
            Querem ver um exemplo: o que você está vestindo hoje que não é da China, ou melhor, fabricado na China, ou ainda, que tenha em sua composição algum produto da China?
            E assim é com produtos químicos, remédios, elementos de computação, peças e acessórios de veículos automotores, artesanato, aparelhos eletroeletrônicos, artigos de esporte e recreação, brinquedos, construção civil, artigos de couro, segurança, proteção...
            Creiam, é uma infinidade de coisas que vêm da China que, se torna impossível colocar neste pequeno espaço de jornal.
            Basta dizer que Wuhan, por exemplo, é a capital da província de Hubei, um dos centros industriais da China e, o epicentro desta epidemia.
            Ali, tudo parou.
            Só para o leitor e a leitora terem uma base do que está vindo por aí, as principais montadoras japonesas Honda e Nissan têm fábricas lá, assim como vários de seus concorrentes europeus.
Produtores de autopeças, componentes eletrônicos e equipamentos industriais também possuem importantes instalações de fabricação na região.
Muitas dessas fábricas tiveram que interromper a produção, porque seus funcionários não puderam retornar após o feriado do Ano Novo Chinês.
Estamos em maus lençóis, pois que muito em breve, as prateleiras do nosso comércio estarão vazias, no entanto, pode ser que só assim vamos acordar para este fenômeno que se chama: CHINADEPENDÊNCIA.
           

Nenhum comentário: