Krretta
Não, não vamos falar sobre as altas temperaturas que assolam o Rio Grande do Sul nos últimos tempos e, que tem feito os gaúchos suarem “as bicas”, mesmo já em pleno mês de março, quando o calor já deveria ser mais ameno.
Se duvidar se frita ovos em pleno asfalto da Tte. Cel. Pereira, ao meio-dia, o que só depende do azeite.
Estão todos sem paradeiro, ou na frente de ventiladores, ou, sob os auspícios de um bom condicionador de ar, afora isso, está difícil de aturar.
Mas, como eu disse, o assunto não era para ser esse, mesmo com essa pequena introdução, mas, sim, outro tipo de temperatura, qual seja, a temperatura ideal da água para o chimarrão.
Para a grande maioria dos mateadores, experientes ou não, e, isto é uma lição que passa de pai para filho, é que a água está pronta para o chimarrão quando a chaleira “chiar”.
Mas isto era antigamente.
Antigamente que eu digo é quando as chaleiras chiavam.
E agora?
Agora, as ditas chaleiras não chiam mais.
Feitas de material inox, ao menos é que o se ouve falar por aí, as chaleiras modernas não dão mais o ar da graça de chiar, ou seja, simplesmente não avisam mais aos mateadores que a água para o chimarrão está pronta.
Então, como vamos saber que já temos água na temperatura ideal para sorver um bom “amargo”?
“Bueno paisano”, cada um se vira como pode.
O jeito é descobrir com o passar dos dias, ou marcando tempo de fogo da água, ou, auscultando mais detalhadamente o “chio” da chaleira é que poderemos chegar à temperatura ideal para o chimarrão.
Cada uma destas chaleiras possui as suas peculiaridades, ou seja, as que chiam de pronto, enganando o chimarreiro mais afoito, as que custam a chiar e, quando vamos notar a água já ferveu, as que simplesmente não chiam, as que apitam, as que não apitam, vermelhas, azuis, brancas, verdes, pequenas, médias e grandes, enfim...
A bem da verdade é que as chaleiras modernas não chiam mais, o que complicou a maneira mais certa de se fazer chimarrão.
Cada casa tem a sua chaleira e, cada chaleira tem a sua mania.
Ora, onde já se viu chaleira ter mania de chiar água para chimarrão?
A quantas chegamos no modernismo, que nem uma simples água, em uma boa chaleira, ao seu primeiro “chio”, não temos mais...
Me disseram que nas lojas especializadas em apetrechos para chimarrão, existem termômetros para indicarem a temperatura da água.
Mas será que o chimarrão não fica meio “estrambólico” com um termômetro fincado dentro de uma chaleira para se achar a temperatura ideal da água?
Pergunto, pois pode chegar uma visita de repente e, você sem se dar conta convida-a para um chimarrão e, então, no preparo da água, mergulha em termômetro dentro da chaleira. O que a visita pode pensar? No mínimo, por onde andou aquele termômetro, não é mesmo?
Mas, para que não fique no ar a questão, e, de acordo com estudos feitos na UNIJUÍ-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, se você for comprar o dito termômetro, saiba que a temperatura ideal para um bom chimarrão é de 64 graus centígrados.
Boa mateada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário