Krretta
hcarretta@yahoo.com.br
A curiosidade é, sem sombra de dúvidas, o que movimenta as pesquisas, em qualquer campo, é bem verdade.
O homem sempre foi curioso com tudo o que lhe cerca e, por isso, houve tantas descobertas que até hoje, completam o mundo moderno.
Pesquisar, é o modo mais simples para se dirimir dúvidas, com toda a certeza, e, esta dúvida me levou a procurar saber de onde surgiu a expressão “favas contadas”, muito embora a bibliografia seja em tanto quanto escassa.
Primeiramente, como é sempre recomendável, o campo de pesquisas se deparou com o velho “amansa burro”, ou seja, o tradicional “Aurelião”, Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, o que é indispensável em qualquer lar que abriga estudantes.
Aliás, o Governo Federal faz tantas peripécias, em nome da educação, como a doação de livros às escolas, bibliotecas, alunos, que seria de bom alvitre doar a cada estudante, após a alfabetização, um dicionário da língua portuguesa, atualizado, é claro, para que seja utilizado em toda a sua vida escolar.
Assim sendo, garanto que teríamos uma sensível melhoria dos estudantes na expressão, escrita ou falada, do vernáculo nacional, bastando para isso a vontade do aluno em pesquisar o sentido das palavras e expressões nestas fontes de sabedoria e informação.
Mas, enfim, são sugestões como tantas outras, que apenas demonstram a vontade de fazer com que as coisas aconteçam neste país, todavia, jamais sensibilizarão seus responsáveis.
Deixando a profundidade de lado, como diz Belchior em uma de suas músicas, voltemos ao assunto proposto, então, agora com a pesquisa no “Aurelião” sobre o significado de fava, a saber:
Favas – Botânica: planta de caule ereto, ornamental, da família das leguminosas, com propriedades medicinais, de flores alvas ou róseas, cujo o fruto é vagem viscosa, verde ou preta; a vagem ou semente dessa ou doutras plantas; veterinária: doença que ataca o céu da boca dos equídeos; doença que ataca os olhos dos galináceos; espécie de peixe; fava preta: voto de reprovação; favas contadas: coisa certa, inevitável; ir às favas: ir para longe, afastar-se, para deixar de importunar, ir pentear macacos, ir plantar batatas; mandar às favas: despedir (alguém que importuna); demonstrar pouco apreço a alguém ou algo.
Então, favas contadas significa coisa certa, negócio seguro sendo que a expressão surgiu, de acordo com o pesquisador Câmara Cascudo, também historiador, folclorista, antropólogo, advogado e jornalista, antigamente, quando votava-se com favas brancas e pretas, significando sim ou não.
Cada votante colocava o voto, ou seja, a fava dentro da urna.
Depois vinha a apuração pela contagem dos grãos, sendo que quem tivesse o maior número de favas brancas estaria eleito.
Isto também se parece com o que acontece em muitos clubes sociais, quando seus conselheiros, usando agora outro material, como por exemplo, bolas de marfim que integram o jogo de bilhar, decidem se a admissão de um novo sócio vai ou não ser aceita, sendo isto apenas e tão somente a manutenção de uma tradição.
Transportando todas estas informações para o momento que vivenciamos agora, qual seja a eleição em 2º. turno para Presidente da República cabe aqui uma pergunta que agora se faz sentir, tendo em vista os acontecimentos do 1º. turno: Seria, caros (as) leitores (as), o resultado das eleições, neste segundo turno, FAVAS CONTADAS?????
Tenham a palavra...